A dúvida sobre como captar clientes na advocacia é muito comum para advogados iniciantes. Afinal, a ausência de experiência dificulta conquistar as primeiras oportunidades profissionais.
E quando não há contatos para impulsionar a carreira, a situação se complica ainda mais. Para completar, o mercado jurídico é altamente competitivo, com um volume alto de escritórios e profissionais.
Segundo dados da OAB, o Brasil conta com 1,3 milhão de advogados. Aliás, somos o país com a maior proporção de advogados por habitante do mundo: há um advogado para cada 145 brasileiros.
Nesse cenário, a pergunta é: como se destacar em um mercado tão competitivo? Pensando nisso, preparamos esse conteúdo repleto de informações e dicas de como captar clientes na advocacia. Boa leitura!
Onde é possível captar clientes na advocacia?
No cenário atual, a captação de clientes na advocacia ocorre principalmente por meio da presença digital.
Isso porque, os escritórios de advocacia e profissionais exploram cada vez mais as ferramentas digitais e redes sociais para atrair clientes e conquistar notoriedade.
Além disso, esse é um excelente meio para desenvolver relacionamentos com clientes, tanto existentes quanto potenciais.
Outra forma tradicional (e ainda essencial) de conseguir clientes é por meio de networking e contatos diretos com familiares, amigos e conhecidos.
Afinal, muitas pessoas ainda preferem escolher advogados por meio de indicações de pessoas conhecidas e de confiança.
Quais são as restrições para captar clientes na advocacia?
Antes de conferir como captar clientes na advocacia, é preciso ter atenção às restrições impostas pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), por meio do Provimento 2025/2021.
O documento regulamenta o marketing, a publicidade e a informação na advocacia. Em geral, as três principais regras que os advogados devem conhecer são:
- proibição de divulgar valores cobrados: honorários advocatícios, descontos ou abatimentos não podem ser mencionados em nenhuma publicação;
- permissão para patrocinar postagens em redes sociais: anúncios em plataformas como Instagram, Facebook, Youtube, Google e LinkedIn são permitidos, desde que não configurem mercantilização da profissão (menção a valores ou apelo direto à contratação);
- veto à publicação de decisões favoráveis: divulgar decisões favoráveis ao advogado ou escritório configura infração ética.
7 Dicas práticas para captar clientes na advocacia
Agora que você já está ciente das restrições à comunicação e publicidade na advocacia, e da importância da presença online para captar clientes, chegou a hora de colocar a mão na massa!
Confira a seguir sete dicas de como captar clientes na advocacia e impulsionar sua carreira jurídica.
1- Faça networking
Somos inegavelmente criaturas sociais. Assim, seja no âmbito profissional ou pessoal, são as nossas conexões que impulsionam nosso progresso.
Com isso em mente, busque participar de congressos, palestras, workshops do segmento, além de encontros da OAB. Essas são ótimas oportunidades para conhecer colegas de profissão, potenciais clientes e construir relacionamentos.
Também participe de fóruns jurídicos, grupos do LinkedIn e comunidades online relacionadas à sua área de atuação. Compartilhe conhecimento e responda dúvidas – quando dominar o assunto.
Por fim, construa relacionamentos com profissionais de outras áreas, como médicos, contadores e consultores que podem indicar seus serviços para seus clientes.
2- Tenha um serviço de consultoria online
Não é novidade que estamos na era digital. Nesse cenário, 64% dos brasileiros já têm preferência pelo atendimento digital, segundo estudo da Sercom.
Portanto, ter um serviço de consultoria jurídica online não é mais uma opção, é uma necessidade.
Seu potencial cliente pode estar, neste momento, a uma pesquisa de distância de um conselho legal. Então, por que não facilitar o acesso desse cliente com um serviço de consultoria?
Além da possibilidade de captar mais clientes, outra vantagem dessa decisão é que ela dispensa a necessidade de um espaço físico, o que reduz custos com aluguel, mobiliário e outros itens.
3- Crie um site
Você sabia que nove em cada dez brasileiros pesquisam online antes de comprar? Esses dados são do próprio Google.
E não é à toa: um bom site é como uma vitrine, onde você pode apresentar seus serviços, expor seu currículo e convencer os clientes da sua competência e credibilidade.
Dessa forma, ter um site bem otimizado para os mecanismos de busca e fazer com que ele seja facilmente encontrado por quem busca por um advogado é uma ótima estratégia.
Aliás, criar um site não é tão difícil quanto parece. Hoje em dia já existem serviços especializados, como da Jurisoft, que criam o site do zero, de acordo com suas necessidades.
4- Faça um blog e publique conteúdos jurídicos
Criar um site é fundamental, mas não basta! Para atrair clientes para o seu site, você precisa gerar tráfego orgânico. Ou seja, fazer com que ele apareça nos resultados de busca do Google e de outros mecanismos de busca. É aí que entra o blog jurídico!
Publicando conteúdo relevante e de qualidade com frequência, você melhora o posicionamento do seu site nos resultados de busca e atrai mais visitantes.
Além disso, ao compartilhar seu conhecimento jurídico, você se posiciona como especialista em sua área de atuação. Isso gera confiança e credibilidade nos potenciais clientes.
Uma dica extra é criar conteúdo que incentive os leitores a entrarem em contato, como artigos com CTAs (chamadas para ação) para baixarem um material gratuito.
5- Capacite uma equipe especializada
Se você chegou até aqui nas nossas dicas de como captar clientes na advocacia, provavelmente já percebeu todas essas etapas que demandam certa dedicação e muita mão na massa.
Assim, não é exagero constatar que o sucesso na captação de clientes na advocacia chega mais facilmente com um bom trabalho em equipe, especialmente em escritórios.
Para alcançar seus objetivos, invista na capacitação de profissionais especializados em marketing jurídico e atendimento ao cliente.
Uma equipe especializada em marketing jurídico estará por dentro das melhores práticas para promover o escritório ou serviço online, atrair clientes e gerar resultados.
Conte com profissionais que produzam conteúdo informativo, relevante e engajador para o seu blog, redes sociais e outros canais de comunicação.
Já na parte de atendimento, uma equipe bem treinada, por dentro da estratégia e das melhores práticas do mercado é mais capacitada para oferecer um melhor serviço.
6- Invista em um time comercial
Para líderes de escritórios de advocacia, é muito comum surgir a dúvida se o investimento em um time comercial é realmente necessário. A resposta é, sim, preferencialmente.
Isso porque uma equipe dedicada à prospecção e qualificação de leads identifica oportunidades de negócios e domina estratégias que garantem a conversão de potenciais clientes em clientes reais.
O time também tem a função de pesquisar o mercado, analisar a concorrência e identificar nichos de mercado com potencial.
Isso tudo sem falar que o bom atendimento e a qualidade dos serviços prestados pelo escritório são componentes importantes para fidelizar os clientes. Inclusive, geram recomendações e referências, que são a alma viva de qualquer negócio.
7- Considere se especializar em um nicho da advocacia
Por fim, como você viu anteriormente, o mercado de advocacia tem um número alto de profissionais atuando no Brasil. Nesse cenário, é preciso buscar formas para se destacar da multidão.
Uma das formas de fazer isso é investir na advocacia de nicho. Ao escolher um nicho de atuação, você se torna reconhecido como especialista na área. Assim, atrai clientes que buscam expertise e soluções personalizadas.
Mas, como escolher um nicho de advocacia? Para isso, pense em quais áreas do direito te motivam e em quais você se sente mais confiante. Também pesquise a demanda por serviços jurídicos em diferentes nichos.
Dica bônus: marketing jurídico
O marketing jurídico é o segredo para colocar em prática boa parte das dicas que você viu neste guia, principalmente aquelas relacionadas ao marketing digital.
Através de um planejamento estratégico e da utilização das ferramentas certas, é possível impulsionar a captação de clientes, aumentar sua visibilidade online e se destacar no mercado jurídico.
Mas atenção: fazer marketing jurídico exige tempo, dedicação e conhecimento especializado. A internet está cada vez mais rápida e exige a produção de conteúdo de qualidade com frequência.
Mas a boa notícia é que você não precisa fazer isso sozinho! Existem ferramentas e plataformas inovadoras e especializadas em marketing jurídico, como a Jurisoft.
A Jurisoft oferece tudo que você precisa para construir sua presença digital, captar clientes e alcançar o sucesso na advocacia, de forma ética e em conformidade com as normas da OAB.
Venha crescer com a Jurisoft: acesse o site e conheça nossas ferramentas!
Conclusão
E então, tudo certo sobre como captar clientes na advocacia?
As 7 dicas práticas apresentadas neste guia — da criação de um site até a especialização em um nicho — são um norte para você construir uma presença digital sólida e atrair novos clientes.
Mas lembre-se: cada etapa exige planejamento, conhecimento e a aplicação de estratégias. Invista em ferramentas e plataformas especializadas como a Jurisoft para potencializar seus resultados e alcançar seus objetivos com mais rapidez e eficiência.