Marketing digital jurídico: como conquistar mais clientes?

Homem com o indicador como se estivesse selecionando algo em uma interface tecnológica

Tendo em vista a grande competitividade do ramo jurídico, alcançar o destaque pode ser um desafio para muitos profissionais, por isso, o marketing digital jurídico tem se tornado extremamente útil para advogados e escritórios de advocacia.

Ao utilizar estratégias de marketing digital, esses profissionais promovem suas competências e constroem uma presença sólida no mercado através da autoridade, sem a necessidade de comercialização direta dos serviços jurídicos.

Neste artigo, vamos explorar os fundamentos do marketing digital no direito, suas principais vantagens e como a Jurisoft pode ser uma parceira essencial nesse processo.

O que é marketing digital no direito?

O marketing digital no direito é uma aplicação estratégica do marketing com o objetivo de promover, através dos meios digitais, a imagem de advogados e escritórios de advocacia sem comercializar os serviços jurídicos diretamente.

A partir da produção de conteúdo, os advogados conseguem conquistar a confiança e a atenção de potenciais clientes, que por sua vez, tendem a escolher profissionais que demonstram um maior conhecimento e competência em suas áreas de atuação.

Quais as vantagens do marketing digital jurídico?

Independente do ramo de atuação, o uso de marketing digital no setor jurídico apresenta uma série de vantagens para advogados e escritórios de advocacia que desejam atrair clientes de maneira eficiente e ética. Essas vantagens podem ser resumidas em:

1 – Ampliação do alcance e visibilidade

O fácil acesso à internet e aos meios digitais possibilita que advogados, ao realizarem campanhas de marketing online, alcancem um público muito maior do que seria possível através de métodos tradicionais offline.

2 – Geração qualificada de leads

Em uma campanha de marketing, os advogados podem adotar uma abordagem direcionada para a criação e distribuição de conteúdo relevante e direcionado para públicos específicos, o que ajuda a atrair pessoas que já estão interessadas nos assuntos citados.

Isso significa que os leads gerados são mais propensos a se tornarem clientes, os chamados Leads Qualificados, transformando o processo de captação muito mais fácil e menos invasivo.

3 – Fortalecimento da autoridade e credibilidade

Inevitavelmente, investir em campanhas de marketing digital no ramo jurídico significa construir uma imagem de autoridade para o escritório ou advogado e a partir disso, ganhar a confiança de clientes e se destacar no mercado. Melhoria do Relacionamento com Clientes

Comentários em blogs, interações nas redes sociais e respostas a e-mails são ótimas oportunidades para advogados se conectarem com seu público de maneira mais direta e contínua, o que inspira confiança e lealdade nos clientes e leva a recomendações e/ou retornos futuros.

4 – Otimização de custos e mensuração de resultados

Quando comparado aos métodos mais tradicionais de marketing, como anúncios em TV, rádio e outdoors, o marketing digital oferece uma relação custo-benefício muito superior porque além de ser mais acessível, ele permite a mensuração precisa dos resultados através de ferramentas de análise.

5 – Maior flexibilidade e escalabilidade

O marketing digital oferece, desde o seu surgimento, uma flexibilidade que os métodos tradicionais não conseguem igualar, pois as campanhas no digital podem ser ajustadas rapidamente com base nos dados de desempenho, acelerando as respostas às mudanças no mercado ou ao comportamento do consumidor. 

Além disso, o marketing digital é altamente escalável, o que significa que advogados podem expandir suas estratégias à medida que seus negócios crescem, sem precisar de investimentos exorbitantes inicialmente.

6 – Quebra de barreiras geográficas

A principal vantagem de toda a internet está em remover as limitações geográficas para as interações entre pessoas, nesse sentido, os advogados agora podem alcançar e atender clientes em qualquer lugar do país ou até mesmo internacionalmente.

Homem mexendo no computador

O que é e o que não é permitido no marketing digital jurídico?

Como dito anteriormente, o uso de marketing digital no ramo jurídico passa por algumas diretrizes postuladas pelo Código de ética da OAB, com o objetivo de manter a paridade entre os profissionais.

Nesse sentido, detalhamos o que é permitido ou não segundo o código, exemplificando cada um dos pontos:

É permitido

A OAB autoriza diversas modalidades de marketing digital, desde que sejam usadas para fins informativos e de relacionamento com o cliente, alguns exemplos do que é permitido são:

  1. Possuir um site profissional;
  2. Estar presente nas redes sociais e interagir com os usuários enquanto um profissional do direito;
  3. Produzir conteúdo jurídico; sobre temas jurídicos de interesse geral ou específicos de certos ramos;
  4. Enviar e-mails informativos para os clientes e Leads;
  5. Participar de eventos online;
  6. Oferecer consultas online e facilitar o acesso aos serviços jurídicos.

Não é permitido

Por outro lado, a OAB também impõe algumas restrições específicas para evitar práticas que comprometam a ética e a integridade da profissão. Alguns exemplos do que não é permitido em campanhas de marketing incluem:

  1. Fazer propaganda enganosa ou sensacionalista;
  2. Mencionar valores de honorários;
  3. Compartilhar informações confidenciais de clientes;
  4. Utilizar linguagem discriminatória ou ofensiva;
  5. Oferecer garantias de resultados;
  6. Comparar-se com outros advogados;
  7. Utilizar pseudônimos ou nomes fantasia;
  8. Captação ostensiva de clientes através de redes sociais;
  9. Divulgação em conjunto com outras atividades.

Como fazer marketing digital jurídico?

Para advogados e escritórios, fazer marketing digital pode ser um desafio devido às particularidades éticas e regulatórias da profissão, mas com a abordagem correta é possível atrair clientes e fortalecer a imagem no mercado de maneira sólida.

Veja como estruturar uma estratégia eficaz de marketing digital jurídico:

Defina sua persona e nicho de atuação

Antes de qualquer ação de marketing, é fundamental entender quem é seu público-alvo, ou seja, um perfil detalhado do cliente ideal, considerando fatores como idade, localização, ramo de atuação, principais desafios jurídicos e comportamento online.

Crie um site profissional e otimizado para SEO

Um site bem estruturado é o alicerce da sua presença online, ele deve ser responsivo, adaptável a dispositivos móveis, intuitivo, fácil de navegar, com informações claras e ele deve ser otimizado para SEO, a fim de melhorar o posicionamento nos motores de busca.

Construa uma presença forte nas redes sociais

As redes sociais são ótimas ferramentas para se conectar com o público e estimular a credibilidade do advogado ou escritório, plataformas como Instagram e LinkedIn são especialmente eficazes para a atração de pessoas interessadas no assunto.

Produza conteúdo relevante e de alta qualidade

A produção de conteúdo é uma das melhores formas de atrair e engajar o seu público-alvo, por isso, manter um blog atualizado com artigos sobre temas jurídicos atuais e dicas para o público geral é um exemplo do que fazer.

Invista em e-mail marketing

O e-mail marketing ainda é uma ferramenta poderosa para manter um relacionamento mais próximo com clientes e leads, por isso, é importante realizar campanhas de e-mail marketing, trazendo informações valiosas para os leitores.

Utilize ferramentas de automação de marketing

Ferramentas de automação de marketing são capazes de simplificar e otimizar todas as campanhas, um ótimo exemplo de automação é a Jurisoft, pois oferece soluções que ajudam advogados a gerenciar suas estratégias de marketing com mais eficiência.

A Jurisoft é a parceira ideal para advogados que desejam fortalecer sua presença digital e atrair clientes com ética e eficiência, através dessa plataforma é oferecido todo um conjunto de soluções e diferenciais que tornam o marketing jurídico acessível e eficaz para sua advocacia.

Monitore e analise seus resultados

Ao final, acompanhar os resultados das campanhas de marketing se mostra como uma peça fundamental para a evolução das campanhas, sobretudo quando se trata de analisar o desempenho, recolher feedbacks dos clientes e ajustar suas estratégias com base nos dados coletados.

Homem mostrando documentos para uma mulher enquanto os dois sorriem

A Jurisoft facilita todo o seu marketing digital jurídico

Com a plataforma da Jurisoft, é possível criar, gerenciar e analisar campanhas de marketing para alcançar resultados significativos enquanto segue em conformidade com o código de ética e alcançando resultados significativos.

Nossas Soluções

A Jurisoft oferece um conjunto completo de ferramentas para advogados que desejam estabelecer uma presença digital forte, anunciar na internet e captar clientes na advocacia. Conheça nossas principais soluções:

  • Jurisoft Posts: Oferece milhares de posts prontos para advogados, escritos e revisados por profissionais, com a arte feita por designers, permite programar até um ano de posts e publicar diretamente via WhatsApp.
  • Jurisoft Ads: Cria anúncios direcionados exibidos nas principais plataformas de busca e redes sociais, direcionando os interessados para o WhatsApp do advogado, o que facilita totalmente a captação de clientes.
  • Jurisoft Sites: Solução completa para criação de sites profissionais, sem preocupações técnicas. Ferramenta de construção intuitiva que permite fácil edição do visual e conteúdo.

Nossos Diferenciais

O destaque da Jurisoft está em oferecer soluções inovadoras e práticas para advogados que desejam otimizar seus esforços de marketing digital, dentre eles nós podemos citar:

  • Tecnologia exclusiva: permite a publicação de posts até mesmo pelo WhatsApp.
  • Conteúdo especializado: todos os conteúdos são escritos por advogados especialistas e revisados por profissionais de redação.
  • Facilidade de uso: nossas ferramentas são intuitivas e fáceis de usar, mesmo para quem não tem conhecimentos técnicos.
  • Suporte excepcional: nossa equipe está sempre disponível para ajudar e garantir que você tire o máximo proveito de nossas soluções.

Crie campanhas completas de marketing jurídico com a Jurisoft!

Descubra como a Jurisoft pode transformar o marketing da sua advocacia e ajudá-lo a captar mais clientes de forma ética e eficiente. Visite nosso site e saiba mais sobre nossas soluções inovadoras. 

Conquiste uma presença digital forte e aumente a visibilidade da sua advocacia com a Jurisoft. Acesse agora: Jurisoft.

Conclusão

O marketing digital jurídico se apresenta como um ramo promissor e uma ferramenta poderosa para os profissionais do direito ampliarem a sua visibilidade, atrair leads qualificados e fortalecer sua autoridade no mercado de forma ética e eficaz. 

Com a Jurisoft se torna possível aproveitar as soluções inovadoras que facilitam a criação, gestão e análise de campanhas de marketing digital voltadas totalmente para o setor jurídico.

Não perca a oportunidade de transformar o marketing da sua advocacia e captar clientes, visite o site da Jurisoft e descubra como nossas soluções podem aumentar a visibilidade e o sucesso do seu escritório.

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