Post para instagram de advogado: como produzir conteúdo?

advogado mexendo no notebook sorrindo

Atualmente, a criação de post para Instagram de advogado se tornou uma tarefa muito importante para profissionais de todos os ramos que desejam garantir um contato mais próximo com possíveis clientes e estimular a imagem profissional enquanto autoridades no assunto.

Porém, é necessário ter bastante atenção para o que pode e o que não pode ser publicado em um Instagram de advocacia observando as regras estabelecidas pela OAB com relação à publicidade no ramo jurídico.

Além disso, existem alguns detalhes que dizem respeito à própria criação do perfil e produção do conteúdo, com o objetivo de trazer a maior visibilidade e engajamento do público possível.

Por isso, acompanhe esse artigo para entender mais sobre as regras relacionadas a conteúdo jurídico no Instagram, algumas dicas práticas sobre a criação de posts e como a Jurisoft pode te ajudar nesse processo.

Por que um advogado deve postar conteúdo no Instagram?

Há alguns anos, a internet deixou de ser apenas um ambiente de entretenimento e se tornou um ambiente de publicidade poderoso para qualquer nicho, incluindo o de serviços jurídicos.

De acordo com o relatório da We Are Social e da Meltwater, o Instagram alcançou o marco de 113,5 milhões de usuários no Brasil, se consolidando como a 3ª rede social mais usada no país.

Agora, cabe aos profissionais entender a dinâmica de funcionamento da divulgação das redes e entregar valor para o público através deste meio, para assim alcançar um maior reconhecimento no mercado e desfrutar os benefícios disso.

O Instagram se tornou a rede social que mais favorece os relacionamentos por conta dos recursos como lives, mensagens diretas, caixinhas de perguntas e stories, por isso, encontrar pessoas interessadas no seu trabalho se torna algo natural quando essas ferramentas são bem utilizadas.

O que postar no Instagram como advogado?

No ramo jurídico como um todo, qualquer tipo de publicidade deve passar por algumas diretrizes postuladas pelo Código de ética da OAB, para resguardar a sobriedade profissional, impedir a captação indevida de clientela e a mercantilização da advocacia.

Nesse sentido, um post para Instagram de advogado deve conter, sobretudo, conteúdos relacionados a informações jurídicas, responder a perguntas e comentários, e participar de discussões sobre questões jurídicas de interesse geral ou específicas da sua área de atuação. 

Assim, o conteúdo irá demonstrar a expertise do profissional e também educar e engajar o seu público, fortalecendo sua imagem como um profissional confiável.

O que um advogado não pode postar no Instagram?

De acordo com as regras do código de ética sobre marketing digital jurídico, é necessário evitar determinados conteúdos para não comprometer a ética profissional, a exemplo de: 

  • Propaganda enganosa ou sensacionalista;
  • Menção de valores de honorários;
  • Divulgação de informações confidenciais de clientes;
  • Utilização de linguagem discriminatória ou ofensiva;
  • Anúncio de garantias de resultados ou comparações com outros advogados;
  • Divulgação em conjunto com outra atividade. 

A OAB também proíbe o uso de pseudônimos ou nomes fantasia e a captação ostensiva de clientes através de redes sociais.

Uma mesa com uma lampada em cima, um microfone e um notebook

Sou advogado e quero produzir conteúdos. Como eu faço?

Para advogados e demais profissionais do ramo jurídico, implementar uma estratégia de produção de conteúdos para marketing digital pode ser bastante desafiador por conta das particularidades éticas e regulatórias envolvidas. 

No entanto, com uma abordagem bem estruturada, é possível atrair clientes e fortalecer a imagem profissional, por isso, separamos algumas dicas para ajudar você a começar:

1 – Defina seu público-alvo

Antes de começar a produzir algum post para Instagram de advogado, é necessário entender melhor o perfil do cliente ideal, considerando fatores como idade, localização, ramo de atuação, desafios jurídicos e comportamento online.

Essa compreensão permitirá que o profissional desenvolva conteúdos que atendam especificamente às necessidades do público, aumentando a relação de proximidade e a relevância das postagens.

2 – Crie um calendário editorial

Organizar a produção e a publicação do conteúdo é uma peça-chave para manter a consistência dos conteúdos criados, por isso, elabore um calendário editorial que indique a frequência das postagens, os temas a serem abordados, os prazos para produção e publicação.

Dessa forma, com um melhor gerenciamento dos conteúdos online e uma frequência de postagens regulares, o crescimento do perfil se torna uma consequência natural, além de transmitir uma imagem de constância e confiabilidade para os seus seguidores e clientes em potencial.

3 – Produza conteúdos de alta qualidade e em vários formatos

A produção de conteúdo de qualidade é uma das melhores maneiras de atrair e engajar o público-alvo, além de fomentar a credibilidade enquanto profissional jurídico. Nesse sentido, é importante manter um perfil atualizado com conteúdos sobre temas jurídicos atuais e dicas úteis.

Para engajar seu público e manter o interesse, diversifique os formatos dos seus conteúdos:

  • Posts ‘Carrossel’: compartilhe dicas jurídicas em formato de cartões informativos, facilitando a leitura e compreensão;
  • Vídeos Curtos: responda dúvidas frequentes, explique conceitos jurídicos ou mostre alguns ‘Timelapses’ com partes da rotina de trabalho;
  • Lives: realize transmissões ao vivo para interagir em tempo real e responder a perguntas da audiência;
  • Stories: use enquetes, quizzes e caixas de perguntas para promover um engajamento dinâmico com o seu público;
  • ‘Destaques’: organize seus melhores conteúdos em categorias, tornando-os facilmente acessíveis para aqueles que acabaram de chegar ao seu perfil ou precisam de uma orientação mais rápida.

4 – Invista em ferramentas e/ou tenha parceiros que facilitem seu dia-a-dia

Para otimizar a produção e a gestão de conteúdo, considere investir em ferramentas que automatizam e simplificam o processo, da mesma forma, contar com a ajuda de parceiros especializados em produção de conteúdo jurídico pode ser uma ótima solução.

A Jurisoft é um ótimo exemplo de ferramentas de criação de post para Instagram de advogados, através dessa plataforma é possível acessar um conjunto de soluções e diferenciais que tornam o marketing jurídico acessível e eficaz para sua atividade.

advogada segurando um celular com a tela de carregamento do Instagram

Como a Jurisoft pode ajudá-lo na produção de conteúdo e deixar você livre para focar nos seus clientes?

Dividir o tempo entre a criação de material de qualidade e o atendimento aos clientes se torna um constante desafio para os advogados e nesse contexto a Jurisoft entra em cena para oferecer soluções e diferenciais que facilitam a sua presença digital enquanto você foca no que realmente importa: seus clientes.

Solução para Instagram: Jurisoft Posts

Dentre as soluções da Jurisoft específicas para o Instagram, é possível citar:

  • Diversidade de Conteúdos Especializados: A Jurisoft Posts oferece conteúdos prontos em mais de 10 áreas do Direito, incluindo Direito de Família, Penal, Trabalhista, do Consumidor, Previdenciário, Civil, Tributário, entre outros.
  • Ferramenta de Posts Automatizada: Com nossa ferramenta, você pode criar e agendar qualquer post para Instagram de advogado em questão de minutos, basta escolher entre as opções disponíveis para o conteúdo desejado.
  • Conteúdos Atualizados com Frequência: Nossa equipe trabalha diariamente para entregar novos conteúdos de alta qualidade, abordando os assuntos mais relevantes para os advogados, são mais de 3 mil posts prontos e novos conteúdos são adicionados à ferramenta todos os dias.

Diferenciais

O destaque da Jurisoft está em oferecer soluções inovadoras e práticas para advogados que desejam otimizar seus esforços de marketing digital, dentre eles nós podemos citar:

  • Tecnologia exclusiva: permite a publicação de posts até mesmo pelo WhatsApp.
  • Conteúdo especializado: todos os conteúdos são escritos por advogados especialistas e revisados por profissionais de redação.
  • Facilidade de uso: nossas ferramentas são intuitivas e fáceis de usar, mesmo para quem não tem conhecimentos técnicos.
  • Suporte excepcional: nossa equipe está sempre disponível para ajudar e garantir que você tire o máximo proveito de nossas soluções.

Crie os melhores conteúdos com a Jurisoft!

Descubra como a Jurisoft pode transformar o marketing da sua advocacia e ajudá-lo a captar mais clientes através de suas redes sociais, de forma ética e eficiente!

Visite nosso site e saiba mais sobre nossas soluções inovadoras.

advogada mexendo no Instagram através do celular

Conclusão

Produzir post para Instagram de advogado com o apoio de ferramentas especializadas é uma estratégia eficaz para todos que desejam aumentar sua visibilidade e captar clientes sem infringir a ética relacionada à publicidade jurídica.

Com a Jurisoft, você pode otimizar seu tempo e esforço com a sua presença no Instagram, deixando a produção nas mãos de profissionais especializados e dessa forma, além de aumentar a eficiência dos posts, você também garante um maior tempo e atenção ao atendimento dos seus clientes.

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