Em plena era digital, a presença online já é praticamente uma obrigação para advogados e escritórios de advocacia. Entretanto, simplesmente ter um site ou perfil nas redes sociais não basta; é preciso investir em conteúdo jurídico de alta qualidade.
Afinal, o compartilhamento de conteúdo relacionado permite demonstrar conhecimento e domínio em áreas relevantes para o público e construir autoridade e credibilidade.
Isso é ainda mais relevante quando consideramos que o mercado jurídico está cada vez mais saturado. Portanto, é preciso pensar em medidas para se destacar da concorrência e atrair novos clientes.
Mas como produzir conteúdo jurídico de alta qualidade? Continue lendo este artigo para conferir uma série de dicas e estratégias!
O que é e qual a importância da criação de conteúdo?
A criação de conteúdo é a produção de materiais informativos e educativos sobre temas relevantes para o seu público-alvo, como artigos, vídeos, podcasts e infográficos.
Essa estratégia é fundamental para aumentar a autoridade online e, consequentemente, gerar mais negócios.
Através desses conteúdos no contexto jurídico, você demonstra conhecimento em áreas específicas, tira-dúvidas do seu público e constrói uma relação de confiança com ele.
O resultado, a médio e longo prazo, é que seu público te veja como referência no assunto, o que aumenta as chances de contratação dos seus serviços quando precisarem de um advogado.
Mas será que a criação de conteúdo é realmente relevante? De acordo com o Content Marketing Institute (CMI), 73% dos profissionais de marketing B2B e 70% dos B2C já a utilizam como parte de sua estratégia geral.
Além disso, 97% dos profissionais de marketing pesquisados pela SEMrush obtiveram sucesso com o marketing de conteúdo em 2023.
Como produzir conteúdo jurídico de alta qualidade? Passo a passo!
Para começar a produzir conteúdo jurídico de qualidade é necessário estudar. Afinal, a criação de conteúdo não é exatamente a praia da advocacia, não é mesmo? É uma habilidade que precisa ser desenvolvida, com base em estratégia e objetivos de marketing.
Estude também quem já faz conteúdo de qualidade, procure referências, mas evite a armadilha de copiar o que outros escritórios já fazem. Invista tempo e pesquisa para criar algo autêntico, realmente relevante e de valor para seu público.
Dito isso, agora vamos ao passo a passo para começar a produzir conteúdo de qualidade!
1. Entenda seu público-alvo
Sem conhecer seu público-alvo, as chances da sua estratégia não dar certo são enormes.
Afinal, o conteúdo só é de qualidade quando ele tem alvo certo.
Pensando nisso, quem são as pessoas que você quer alcançar com seu conteúdo? Quais são seus interesses, desafios e necessidades?
Definir uma persona (um perfil semi-fictício do seu cliente ideal) vai te ajudar a criar conteúdo que seja realmente relevante e interessante para eles.
2. Escolha os temas certos
O próximo passo é focar nas dúvidas do seu público-alvo. Quais tipos de perguntas eles fariam que você poderia responder? Quais são os temas que mais lhes interessam?
Também fique atento às novidades do seu nicho de mercado e às mudanças na legislação, pois conteúdo jurídico atualizado é essencial. Então, se saiu uma nova resolução em uma área em que você é especialista, produza conteúdo sobre o assunto.
3. Invista em conteúdos evergreen
O conteúdo evergreen é aquele que permanece relevante e útil para o público por um longo período de tempo, mesmo após sua publicação.
Ou seja, ele continuará a atrair visitantes e gerar leads, mesmo depois de meses ou anos.
Por isso, é sempre uma boa ideia priorizar a criação desse tipo de conteúdo sobre temas relevantes para o seu público.
4. Seja um especialista confiável
Acima de tudo, seja autêntico e verdadeiro em seu conteúdo. Compartilhe apenas informações que você domina e tenha certeza de que são precisas e atualizadas.
Também se mantenha atualizado com as últimas tendências e mudanças na sua área de expertise para garantir que seu conteúdo seja sempre relevante e confiável.
E não se esqueça: as pessoas confiam em quem demonstra conhecimento e expertise. Use esse poder com responsabilidade.
5. Varie os formatos de conteúdo
Não se limite a um único formato de conteúdo! Explore diferentes opções para prender a atenção do seu público e atender às suas preferências.
Lembrando que você pode criar conteúdo para redes sociais, site, landing pages (páginas de captura de leads) e e-mails marketing.
Sendo assim, você pode usar formatos como:
- vídeos;
- podcasts;
- artigos;
- infográficos;
- listas;
- guias;
- FAQs (Frequently Asked Questions, em português “Perguntas frequentes”);
- glossários;
- cases de sucesso e muito mais.
Como aumentar o alcance do seu conteúdo jurídico?
Criar conteúdo de qualidade é fundamental, mas não basta! Para alcançar e conquistar novos públicos (e clientes), é preciso garantir que seu conteúdo chegue realmente a eles.
Embora a mídia paga seja uma opção, também é possível seguir algumas medidas para aumentar o alcance orgânico (não pago).
Curioso(a)? Veja quais são elas:
Tenha um site com blog
Mas por que ter um blog, afinal? Os motores de busca, como o Google, adoram conteúdo fresco e relevante.
Quando você publica artigos informativos e relevantes com frequência, você demonstra expertise na área, atrai visitantes para o seu site e aumenta o alcance do seu conteúdo.
Cada artigo ajuda a atrair novos visitantes, aumentar o número de acessos e gerar oportunidades de contato com potenciais clientes.
Mas atenção: na hora de colocar seu blog no ar, priorize a experiência do usuário em seu site e em cada conteúdo. Um carregamento rápido, navegação intuitiva e design amigável são importantes para manter os visitantes engajados e satisfeitos.
Otimize seu conteúdo para SEO
Para que seu conteúdo no site seja mais facilmente encontrado pelas pessoas que o procuram no Google, é fundamental otimizá-lo para SEO.
Esse é um trabalho extenso, que é melhor feito com a ajuda de especialistas. Mas, em geral, algumas formas de fazer isso é com o uso de palavras-chave certas nos títulos, textos e meta descrições do seu conteúdo.
Outra medida é criar backlinks (links de um site para outro) voltado para o seu site, por meio de parcerias.
Por fim, outra dica é sempre demonstrar expertise, autoridade e confiabilidade. Por isso, evite criar conteúdos genéricos, ou direto das inteligências artificiais. Priorize uma edição humana, cheque as informações, use fontes confiáveis e assine como autor.
Mantenha a constância
A constância é a força que impulsiona o engajamento e aumenta o alcance do conteúdo, seja no blog ou nas redes sociais.
No blog, publicar regularmente ajuda a melhorar o ranqueamento nos motores de busca. Quanto mais conteúdo relevante você cria, mais chances tem de ser encontrado por potenciais leitores e clientes nas primeiras posições do Google.
E nas redes sociais, qual a frequência ideal? Um estudo da ferramenta Tailwind analisou mais de 100 mil perfis no Instagram e comprovou que quanto mais você posta, mais seguidores você conquista.
Outra constatação é que investir em uma maior quantidade de posts semanais ajuda a aumentar métricas de engajamento, especialmente as curtidas.
Tenha uma newsletter
A newsletter é mais uma ótima ferramenta para se conectar com seu público, embora muitos advogados ainda não tenham percebido.
Através dela, você compartilha conhecimento jurídico de alto valor, nutre os leads e mantém um relacionamento com seu público.
Inclusive, há estatísticas que demonstram que os usuários que recebem newsletter passam até 80% a mais de tempo em sua página – sem contar aqueles que são mais propensos a compartilhar seu conteúdo nas redes.
Em geral, as newsletters permitem:
- Obter informações valiosas sobre seu público, entender seus interesses, necessidades e desafios;
- Educar sobre temas jurídicos, compartilhar artigos, notícias e insights relevantes;
- Direcionar tráfego para seus canais, com links para o site, blog e redes sociais;
- Fortalecer relacionamentos e manter seus clientes informados e engajados.
Bônus: crie uma estratégia completa de marketing jurídico
Conteúdo de qualidade é essencial, mas por si só não faz milagres! Para alcançar o sucesso, você precisa de uma estratégia de marketing jurídico completa e integrada.
Esse tipo de estratégia integra áreas como conteúdo, anúncios, redes sociais, blog e site, entre outras.
Vamos imaginar um quebra-cabeça: cada uma dessas áreas é uma peça que se encaixa perfeitamente para formar a imagem completa da sua marca.
Uma estratégia integrada conecta todas as peças e garante que seus esforços sejam coerentes, eficazes e realmente amplifiquem o alcance do seu conteúdo.
Como a Jurisoft pode ajudá-lo no seu marketing jurídico?
Lançada no mercado em 2018, a Jurisoft é a plataforma líder em marketing jurídico para advogados. Nós ajudamos mais de 5 mil advogados em todo o Brasil, de diversas áreas do direito.
Para isso, oferecemos soluções completas para você construir uma presença digital sólida, alcançar o público certo e impulsionar seus resultados.
Um dos nossos clientes, o advogado Ronaldo Pego, compartilha um pouco sobre sua experiência com nossas ferramentas:
“Definitivamente o melhor investimento que fiz na atualidade. Daria 6 estrelas facilmente. Super recomendo: atendimento impecável, projeto de fácil entendimento e super atualizado”, afirma Pego.
Conclusão
A produção de conteúdo jurídico de alta qualidade exige planejamento, dedicação e conhecimento especializado.
Mas seguindo as etapas e dicas deste artigo, você estará no caminho certo para criar materiais relevantes, informativos e que engajam seu público-alvo.
Mas lembre-se: a qualidade do seu conteúdo é fundamental para se destacar no mercado jurídico.