Conteúdo jurídico: como produzir conteúdo de alta qualidade?

Homem mexendo no notebook

Em plena era digital, a presença online já é praticamente uma obrigação para advogados e escritórios de advocacia. Entretanto, simplesmente ter um site ou perfil nas redes sociais não basta; é preciso investir em conteúdo jurídico de alta qualidade.

Afinal, o compartilhamento de conteúdo relacionado permite demonstrar conhecimento e domínio em áreas relevantes para o público e construir autoridade e credibilidade. 

Isso é ainda mais relevante quando consideramos que o mercado jurídico está cada vez mais saturado. Portanto, é preciso pensar em medidas para se destacar da concorrência e atrair novos clientes.

Mas como produzir conteúdo jurídico de alta qualidade? Continue lendo este artigo para conferir uma série de dicas e estratégias!

O que é e qual a importância da criação de conteúdo?

A criação de conteúdo é a produção de materiais informativos e educativos sobre temas relevantes para o seu público-alvo, como artigos, vídeos, podcasts e infográficos. 

Essa estratégia é fundamental para aumentar a autoridade online e, consequentemente, gerar mais negócios.

Através desses conteúdos no contexto jurídico, você demonstra conhecimento em áreas específicas, tira-dúvidas do seu público e constrói uma relação de confiança com ele. 

O resultado, a médio e longo prazo, é que seu público te veja como referência no assunto, o que aumenta as chances de contratação dos seus serviços quando precisarem de um advogado.

Mas será que a criação de conteúdo é realmente relevante? De acordo com o Content Marketing Institute (CMI), 73% dos profissionais de marketing B2B e 70% dos B2C já a utilizam como parte de sua estratégia geral. 

Além disso, 97% dos profissionais de marketing pesquisados pela SEMrush obtiveram sucesso com o marketing de conteúdo em 2023.

Como produzir conteúdo jurídico de alta qualidade? Passo a passo!

Para começar a produzir conteúdo jurídico de qualidade é necessário estudar. Afinal, a criação de conteúdo não é exatamente a praia da advocacia, não é mesmo? É uma habilidade que precisa ser desenvolvida, com base em estratégia e objetivos de marketing.

Estude também quem já faz conteúdo de qualidade, procure referências, mas evite a armadilha de copiar o que outros escritórios já fazem. Invista tempo e pesquisa para criar algo autêntico, realmente relevante e de valor para seu público.

Dito isso, agora vamos ao passo a passo para começar a produzir conteúdo de qualidade! 

1. Entenda seu público-alvo

Mulher mexendo em um notebook

Sem conhecer seu público-alvo, as chances da sua estratégia não dar certo são enormes. 

Afinal, o conteúdo só é de qualidade quando ele tem alvo certo. 

Pensando nisso, quem são as pessoas que você quer alcançar com seu conteúdo? Quais são seus interesses, desafios e necessidades? 

Definir uma persona (um perfil semi-fictício do seu cliente ideal) vai te ajudar a criar conteúdo que seja realmente relevante e interessante para eles.

2. Escolha os temas certos

O próximo passo é focar nas dúvidas do seu público-alvo. Quais tipos de perguntas eles fariam que você poderia responder? Quais são os temas que mais lhes interessam? 

Também fique atento às novidades do seu nicho de mercado e às mudanças na legislação, pois conteúdo jurídico atualizado é essencial. Então, se saiu uma nova resolução em uma área em que você é especialista, produza conteúdo sobre o assunto.

3. Invista em conteúdos evergreen

O conteúdo evergreen é aquele que permanece relevante e útil para o público por um longo período de tempo, mesmo após sua publicação. 

Ou seja, ele continuará a atrair visitantes e gerar leads, mesmo depois de meses ou anos.

Por isso, é sempre uma boa ideia priorizar a criação desse tipo de conteúdo sobre temas relevantes para o seu público. 

4. Seja um especialista confiável

Acima de tudo, seja autêntico e verdadeiro em seu conteúdo. Compartilhe apenas informações que você domina e tenha certeza de que são precisas e atualizadas. 

Também se mantenha atualizado com as últimas tendências e mudanças na sua área de expertise para garantir que seu conteúdo seja sempre relevante e confiável.

E não se esqueça: as pessoas confiam em quem demonstra conhecimento e expertise. Use esse poder com responsabilidade.

5. Varie os formatos de conteúdo

Não se limite a um único formato de conteúdo! Explore diferentes opções para prender a atenção do seu público e atender às suas preferências. 

Lembrando que você pode criar conteúdo para redes sociais, site, landing pages (páginas de captura de leads) e e-mails marketing. 

Sendo assim, você pode usar formatos como: 

  • vídeos;
  • podcasts;
  • artigos;
  • infográficos;
  • listas;
  • guias;
  • FAQs (Frequently Asked Questions, em português “Perguntas frequentes”);
  • glossários;
  • cases de sucesso e muito mais.

Como aumentar o alcance do seu conteúdo jurídico?

Homem sorrindo e segurando um copo de café, mexendo no celular com um notebook na frente

Criar conteúdo de qualidade é fundamental, mas não basta! Para alcançar e conquistar novos públicos (e clientes), é preciso garantir que seu conteúdo chegue realmente a eles.

Embora a mídia paga seja uma opção, também é possível seguir algumas medidas para aumentar o alcance orgânico (não pago). 

Curioso(a)? Veja quais são elas:

Tenha um site com blog

Mas por que ter um blog, afinal? Os motores de busca, como o Google, adoram conteúdo fresco e relevante. 

Quando você publica artigos informativos e relevantes com frequência, você demonstra expertise na área, atrai visitantes para o seu site e aumenta o alcance do seu conteúdo.

Cada artigo ajuda a atrair novos visitantes, aumentar o número de acessos e gerar oportunidades de contato com potenciais clientes.

Mas atenção: na hora de colocar seu blog no ar, priorize a experiência do usuário em seu site e em cada conteúdo. Um carregamento rápido, navegação intuitiva e design amigável são importantes para manter os visitantes engajados e satisfeitos.

Otimize seu conteúdo para SEO

Para que seu conteúdo no site seja mais facilmente encontrado pelas pessoas que o procuram no Google, é fundamental otimizá-lo para SEO.

Esse é um trabalho extenso, que é melhor feito com a ajuda de especialistas. Mas, em geral, algumas formas de fazer isso é com o uso de palavras-chave certas nos títulos, textos e meta descrições do seu conteúdo. 

Outra medida é criar backlinks (links de um site para outro) voltado para o seu site, por meio de parcerias. 

Por fim, outra dica é sempre demonstrar expertise, autoridade e confiabilidade. Por isso, evite criar conteúdos genéricos, ou direto das inteligências artificiais. Priorize uma edição humana, cheque as informações, use fontes confiáveis e assine como autor.

Mantenha a constância

A constância é a força que impulsiona o engajamento e aumenta o alcance do conteúdo, seja no blog ou nas redes sociais. 

No blog, publicar regularmente ajuda a melhorar o ranqueamento nos motores de busca. Quanto mais conteúdo relevante você cria, mais chances tem de ser encontrado por potenciais leitores e clientes nas primeiras posições do Google.

E nas redes sociais, qual a frequência ideal? Um estudo da ferramenta Tailwind analisou mais de 100 mil perfis no Instagram e comprovou que quanto mais você posta, mais seguidores você conquista. 

Outra constatação é que investir em uma maior quantidade de posts semanais ajuda a aumentar métricas de engajamento, especialmente as curtidas.

Tenha uma newsletter

A newsletter é mais uma ótima ferramenta para se conectar com seu público, embora muitos advogados ainda não tenham percebido.

Através dela, você compartilha conhecimento jurídico de alto valor, nutre os leads e mantém um relacionamento com seu público.

Inclusive, há estatísticas que demonstram que os usuários que recebem newsletter passam até 80% a mais de tempo em sua página – sem contar aqueles que são mais propensos a compartilhar seu conteúdo nas redes.


Em geral, as newsletters permitem:

  • Obter informações valiosas sobre seu público, entender seus interesses, necessidades e desafios;
  • Educar sobre temas jurídicos, compartilhar artigos, notícias e insights relevantes;
  • Direcionar tráfego para seus canais, com links para o site, blog e redes sociais;
  • Fortalecer relacionamentos e manter seus clientes informados e engajados.

Bônus: crie uma estratégia completa de marketing jurídico

Homem sorrindo, mexendo no celular com ele à mão

Conteúdo de qualidade é essencial, mas por si só não faz milagres! Para alcançar o sucesso, você precisa de uma estratégia de marketing jurídico completa e integrada.

Esse tipo de estratégia integra áreas como conteúdo, anúncios, redes sociais, blog e site, entre outras. 

Vamos imaginar um quebra-cabeça: cada uma dessas áreas é uma peça que se encaixa perfeitamente para formar a imagem completa da sua marca. 

Uma estratégia integrada conecta todas as peças e garante que seus esforços sejam coerentes, eficazes e realmente amplifiquem o alcance do seu conteúdo.

Como a Jurisoft pode ajudá-lo no seu marketing jurídico?

Lançada no mercado em 2018, a Jurisoft é a plataforma líder em marketing jurídico para advogados. Nós ajudamos mais de 5 mil advogados em todo o Brasil, de diversas áreas do direito.

Para isso, oferecemos soluções completas para você construir uma presença digital sólida, alcançar o público certo e impulsionar seus resultados. 

Um dos nossos clientes, o advogado Ronaldo Pego, compartilha um pouco sobre sua experiência com nossas ferramentas:

“Definitivamente o melhor investimento que fiz na atualidade. Daria 6 estrelas facilmente. Super recomendo: atendimento impecável, projeto de fácil entendimento e super atualizado”, afirma Pego. 

Acesse o nosso site e descubra você também as diversas possibilidades que a Jurisoft tem para o seu sucesso!

Conclusão

A produção de conteúdo jurídico de alta qualidade exige planejamento, dedicação e conhecimento especializado. 

Mas seguindo as etapas e dicas deste artigo, você estará no caminho certo para criar materiais relevantes, informativos e que engajam seu público-alvo.

Mas lembre-se: a qualidade do seu conteúdo é fundamental para se destacar no mercado jurídico. 

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